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Consultoria de Vendas: Tudo o que Você Precisa Saber

Entenda de uma vez por todas como funciona e quem precisa de uma Consultoria de Vendas para alavancar o negócio.

Muitas empresas sabem que a sua gestão comercial está longe de ser a ideal. A maioria acaba buscando uma consultoria de vendas para realinhar as estratégias e conquistar novos clientes.

Com o surgimento de novas tecnologias e diversos canais de comunicação, ficou muito mais fácil ter acesso a qualquer tipo de informação.

O consumidor tem o poder nas mãos em escolher o conteúdo, produto ou serviço naquele momento.

Consultoria de Vendas

A chegada do marketing digital transformou o comportamento do usuário no mercado.

Por isso, o time de vendas precisa se manter à frente das tendências para criar estratégias eficientes na atração de potenciais clientes.

Quer saber como funciona uma consultoria de vendas e se sua empresa precisa contratar uma?

Continue lendo o conteúdo, vamos falar sobre todos os fatores que fazem parte desse processo de vendas.

Vem com a gente!

O que é Consultoria de Vendas?

A consultoria de vendas é uma vertente da área comercial, em que um profissional especializado auxilia demais empresas na elaboração de estratégias comerciais para vendas complexas como B2B.

Com uma visão mais apurada e precisa, a consultoria consegue ser assertiva no reparo de gaps que impedem o aproveitamento de vendas do negócio.

Para que isso ocorra da melhor forma, as empresas precisam expor seus pontos de dor e fraquezas para o consultor relacionar as possíveis causas e intervir com o tratamento eficaz no processo comercial.

Contratar uma consultoria de vendas pode ser uma ótima saída para as instituições que sentem necessidade em receber orientações e encontrar novos métodos para abordar potenciais clientes.

Como Funciona uma Consultoria de Vendas?

Inicialmente, o especialista realiza um diagnóstico atual da empresa para traçar as melhores estratégias de vendas e soluções para alcançar os principais objetivos de cada negócio.

A partir de uma consultoria de vendas é possível otimizar os processos que já estão em andamento.

Além disso, as técnicas de vendas envolvem o desenvolvimento de processos, conteúdos de educação e até mesmo a busca por novas ferramentas tecnológicas para a também capacitação de vendedores e líderes.

Talvez você pense que uma gestão comercial também consegue fazer isso. Mas será mesmo que quem está envolvido na operação consegue ter um olhar clínico de quem está de fora?

É o que vamos ver a seguir!

Qual é o Papel de um Consultor de Vendas?

A função de um consultor muitas vezes é descrita como “Executivo de Vendas”.

Porém, é necessário que esse especialista entenda a linguagem, o tempo, o produto oferecido e o objetivo da ação para adotar uma postura assertiva no marketing e vendas.

Um bom consultor de vendas precisa ser empático e saber lidar com cenários cada vez mais diversos.

Em certos momentos, ele terá que solicitar a presença do CEO para fornecer informações fundamentais sobre o negócio.

Seu papel é direcionar a organização através de soluções focadas nos resultados, podendo ou não seguir o trabalho junto às estratégias sugeridas.

Com certeza essa é uma das vantagens em investir na consultoria de vendas, já que com o caminho traçado, a tomada de decisão permanece sendo da empresa.

Listamos abaixo, as principais tarefas que um consultor de vendas deve aplicar para qualquer negócio. 

  • Prospecção ativa;
  • Qualificação de leads (potenciais clientes);
  • Análise e aplicabilidade do Funil de Vendas;
  • A apresentação da empresa e de seus produtos ou serviços;
  • Investigação das necessidades dos clientes;
  • Propostas de planos de ações, focadas em como vender mais;
  • Administram o Pré-vendas;
  • Fazem follow-up em todos esses momentos citados;
  • Fechamento de contratos.

Além de tudo, o objetivo de um consultor é mostrar todo valor dos produtos/serviços que a empresa oferece, sem travar guerra de egos e vaidades.

Como uma Consultoria de Vendas Pode te Ajudar a Vender Mais?

1. Na Geração de Processos Internos

Infelizmente nem todas as empresas têm um processo de vendas bem definido, o que acaba deixando os vendedores livres a seguir o caminho que quiserem. Mas na prática, ocorrem grandes dispersões de resultados reais,

O processo tem a finalidade de uniformizar as tarefas diárias, para que se tenha a continuidade de um mesmo padrão de atendimento que corresponde à cultura da empresa.

Uma das maneiras de materializar o processo é arquitetando o funil de vendas.

Através dele são definidas as etapas de jornada de compra e o passo a passo dos vendedores para que possam conduzir o lead, aumentando as chances de fechamentos de inside sales (vendas internas).

Vale lembrar que é fundamental construir o plano de ação de acordo com a realidade da jornada de compra pela qual os clientes precisam passar para fechar a venda.

2. Foco nos Resultados!

Um dos pontos benéficos em contratar uma consultoria de vendas é a otimização de tempo.

Dedicar atenção aos planejamentos e processos será sempre muito importante, mas um consultor especializado irá dedicar todos os esforços no foco no objetivo e com isso, otimizar o tempo durante o processo.

Já que o profissional está disponível para resolver o problema da empresa.

Um colaborador interno, por exemplo, até pode conseguir construir um bom diagnóstico e prescrever os remédios certos. Mas ele dificilmente conseguirá focar no acompanhamento das vendas, uma vez que tem uma série de outras demandas.

3. Orientação Assertiva nos Investimentos Financeiros

Com o apoio de uma consultoria de vendas B2B, os gestores podem evitar prejuízos financeiros que em alguns casos, chegam a ser irreversíveis quando determinadas ações são executadas por conta própria.

A presença de um consultor transforma a relação da empresa com seus custos. Sem dúvida, o esclarecimento de muitos pontos chave irá servir como prevenção de muitos estragos e desperdícios de dinheiro.

Dessa maneira, a empresa estabelece um equilíbrio rentável e potencializa chances de aumentar o lucro.

Quando Contratar uma Consultoria de Vendas?

Sua área de vendas não consegue atingir as metas e é pouco produtiva?

Então, preste atenção aos sinais de falhas em sua operação e veja a importância em contratar uma consultoria de vendas para o seu negócio.

Atingir os Objetivos Parece Impossível?

Realmente, lidar com a responsabilidade de criar, planejar e monitorar as ações comerciais não é fácil.

Por isso, é extremamente ter um profissional estratégico na linha de frente do marketing e vendas.

Só assim, será possível centralizar todo o conhecimento e cuidado no acompanhamento da jornada do cliente.

Atualização é Necessária e Faz toda Diferença!

Uma das grandes vantagens competitivas é estudar o comportamento do público-alvo e saber utilizar as ferramentas certas para transformá-lo em um potencial cliente final.

Como citamos na introdução deste conteúdo, com a chegada do marketing digital, os setores de vendas e de marketing acabam se interligando cada vez mais.

É preciso se dar conta disso. E com o auxílio de uma consultoria de vendas, fica mais fácil modernizar seus recursos para sobreviver no mercado.

Está com Raso Volume de Conversão?

Nenhum gestor deseja isso para o próprio negócio. Mas, como sair dessa situação?

Embora o empenho dos colaboradores internos seja notório, é interessante dar um voto de confiança à um profissional externo.

Um consultor de vendas é capaz de analisar o cenário e encontrar novos caminhos para alcançar os objetivos reais.

Colaboradores com Baixa Qualificação está te Preocupando?

Aqui vai uma dica: invista na qualificação dos profissionais para replicar os conhecimentos no processo interno.

Nem sempre isso irá apresentar o efeito esperado. Mas não se preocupe, contrate uma consultoria de vendas e dedique invista na habilitação dos colaboradores nas áreas que lhe competem.

Gostou em saber como uma consultoria de vendas é importante para ajudar a sua empresa a crescer ainda mais?

Continue acompanhando nosso blog e esteja à frente do mercado digital, com muito mais novidades e tendências!

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