Entenda de uma vez por todas como funciona e quem precisa de uma Consultoria de Vendas para alavancar o negócio.
Muitas empresas sabem que a sua gestão comercial está longe de ser a ideal. A maioria acaba buscando uma consultoria de vendas para realinhar as estratégias e conquistar novos clientes.
Com o surgimento de novas tecnologias e diversos canais de comunicação, ficou muito mais fácil ter acesso a qualquer tipo de informação.
O consumidor tem o poder nas mãos em escolher o conteúdo, produto ou serviço naquele momento.
A chegada do marketing digital transformou o comportamento do usuário no mercado.
Por isso, o time de vendas precisa se manter à frente das tendências para criar estratégias eficientes na atração de potenciais clientes.
Quer saber como funciona uma consultoria de vendas e se sua empresa precisa contratar uma?
Continue lendo o conteúdo, vamos falar sobre todos os fatores que fazem parte desse processo de vendas.
Vem com a gente!
O que é Consultoria de Vendas?
A consultoria de vendas é uma vertente da área comercial, em que um profissional especializado auxilia demais empresas na elaboração de estratégias comerciais para vendas complexas como B2B.
Com uma visão mais apurada e precisa, a consultoria consegue ser assertiva no reparo de gaps que impedem o aproveitamento de vendas do negócio.
Para que isso ocorra da melhor forma, as empresas precisam expor seus pontos de dor e fraquezas para o consultor relacionar as possíveis causas e intervir com o tratamento eficaz no processo comercial.
Contratar uma consultoria de vendas pode ser uma ótima saída para as instituições que sentem necessidade em receber orientações e encontrar novos métodos para abordar potenciais clientes.
Como Funciona uma Consultoria de Vendas?
Inicialmente, o especialista realiza um diagnóstico atual da empresa para traçar as melhores estratégias de vendas e soluções para alcançar os principais objetivos de cada negócio.
A partir de uma consultoria de vendas é possível otimizar os processos que já estão em andamento.
Além disso, as técnicas de vendas envolvem o desenvolvimento de processos, conteúdos de educação e até mesmo a busca por novas ferramentas tecnológicas para a também capacitação de vendedores e líderes.
Talvez você pense que uma gestão comercial também consegue fazer isso. Mas será mesmo que quem está envolvido na operação consegue ter um olhar clínico de quem está de fora?
É o que vamos ver a seguir!
Qual é o Papel de um Consultor de Vendas?
A função de um consultor muitas vezes é descrita como “Executivo de Vendas”.
Porém, é necessário que esse especialista entenda a linguagem, o tempo, o produto oferecido e o objetivo da ação para adotar uma postura assertiva no marketing e vendas.
Um bom consultor de vendas precisa ser empático e saber lidar com cenários cada vez mais diversos.
Em certos momentos, ele terá que solicitar a presença do CEO para fornecer informações fundamentais sobre o negócio.
Seu papel é direcionar a organização através de soluções focadas nos resultados, podendo ou não seguir o trabalho junto às estratégias sugeridas.
Com certeza essa é uma das vantagens em investir na consultoria de vendas, já que com o caminho traçado, a tomada de decisão permanece sendo da empresa.
Listamos abaixo, as principais tarefas que um consultor de vendas deve aplicar para qualquer negócio.
- Prospecção ativa;
- Qualificação de leads (potenciais clientes);
- Análise e aplicabilidade do Funil de Vendas;
- A apresentação da empresa e de seus produtos ou serviços;
- Investigação das necessidades dos clientes;
- Propostas de planos de ações, focadas em como vender mais;
- Administram o Pré-vendas;
- Fazem follow-up em todos esses momentos citados;
- Fechamento de contratos.
Além de tudo, o objetivo de um consultor é mostrar todo valor dos produtos/serviços que a empresa oferece, sem travar guerra de egos e vaidades.
Como uma Consultoria de Vendas Pode te Ajudar a Vender Mais?
1. Na Geração de Processos Internos
Infelizmente nem todas as empresas têm um processo de vendas bem definido, o que acaba deixando os vendedores livres a seguir o caminho que quiserem. Mas na prática, ocorrem grandes dispersões de resultados reais,
O processo tem a finalidade de uniformizar as tarefas diárias, para que se tenha a continuidade de um mesmo padrão de atendimento que corresponde à cultura da empresa.
Uma das maneiras de materializar o processo é arquitetando o funil de vendas.
Através dele são definidas as etapas de jornada de compra e o passo a passo dos vendedores para que possam conduzir o lead, aumentando as chances de fechamentos de inside sales (vendas internas).
Vale lembrar que é fundamental construir o plano de ação de acordo com a realidade da jornada de compra pela qual os clientes precisam passar para fechar a venda.
2. Foco nos Resultados!
Um dos pontos benéficos em contratar uma consultoria de vendas é a otimização de tempo.
Dedicar atenção aos planejamentos e processos será sempre muito importante, mas um consultor especializado irá dedicar todos os esforços no foco no objetivo e com isso, otimizar o tempo durante o processo.
Já que o profissional está disponível para resolver o problema da empresa.
Um colaborador interno, por exemplo, até pode conseguir construir um bom diagnóstico e prescrever os remédios certos. Mas ele dificilmente conseguirá focar no acompanhamento das vendas, uma vez que tem uma série de outras demandas.
3. Orientação Assertiva nos Investimentos Financeiros
Com o apoio de uma consultoria de vendas B2B, os gestores podem evitar prejuízos financeiros que em alguns casos, chegam a ser irreversíveis quando determinadas ações são executadas por conta própria.
A presença de um consultor transforma a relação da empresa com seus custos. Sem dúvida, o esclarecimento de muitos pontos chave irá servir como prevenção de muitos estragos e desperdícios de dinheiro.
Dessa maneira, a empresa estabelece um equilíbrio rentável e potencializa chances de aumentar o lucro.
Quando Contratar uma Consultoria de Vendas?
Sua área de vendas não consegue atingir as metas e é pouco produtiva?
Então, preste atenção aos sinais de falhas em sua operação e veja a importância em contratar uma consultoria de vendas para o seu negócio.
Atingir os Objetivos Parece Impossível?
Realmente, lidar com a responsabilidade de criar, planejar e monitorar as ações comerciais não é fácil.
Por isso, é extremamente ter um profissional estratégico na linha de frente do marketing e vendas.
Só assim, será possível centralizar todo o conhecimento e cuidado no acompanhamento da jornada do cliente.
Atualização é Necessária e Faz toda Diferença!
Uma das grandes vantagens competitivas é estudar o comportamento do público-alvo e saber utilizar as ferramentas certas para transformá-lo em um potencial cliente final.
Como citamos na introdução deste conteúdo, com a chegada do marketing digital, os setores de vendas e de marketing acabam se interligando cada vez mais.
É preciso se dar conta disso. E com o auxílio de uma consultoria de vendas, fica mais fácil modernizar seus recursos para sobreviver no mercado.
Está com Raso Volume de Conversão?
Nenhum gestor deseja isso para o próprio negócio. Mas, como sair dessa situação?
Embora o empenho dos colaboradores internos seja notório, é interessante dar um voto de confiança à um profissional externo.
Um consultor de vendas é capaz de analisar o cenário e encontrar novos caminhos para alcançar os objetivos reais.
Colaboradores com Baixa Qualificação está te Preocupando?
Aqui vai uma dica: invista na qualificação dos profissionais para replicar os conhecimentos no processo interno.
Nem sempre isso irá apresentar o efeito esperado. Mas não se preocupe, contrate uma consultoria de vendas e dedique invista na habilitação dos colaboradores nas áreas que lhe competem.
Gostou em saber como uma consultoria de vendas é importante para ajudar a sua empresa a crescer ainda mais?
Continue acompanhando nosso blog e esteja à frente do mercado digital, com muito mais novidades e tendências!