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4 tendências de marketing para pequenas empresas em 2023

O ano de 2023 tem tudo para ser repleto de tendências importantes no marketing. A cada dia surgem novidades que precisam fazer parte das estratégias de pequenas empresas.  

Dessa forma, essas companhias precisam estar sempre atualizadas com as últimas tendências para ter sucesso em seus planejamentos de crescimento.  

Então, preparamos esse conteúdo para falar sobre quatro tendências de marketing para pequenas empresas em 2023. Confira!  

Vídeo

O vídeo marketing é uma estratégia que utiliza conteúdos audiovisuais para criar conexão com o público-alvo de uma marca. 

Segundo o estudo Inside Video, realizado pelo Kantar Ibope, 93% dos consumidores relataram que os vídeos ajudam muito na jornada de decisão de compra.  

Os vídeos são ferramentas altamente compartilháveis e oferecem uma maneira atraente de contar histórias e apresentar produtos. 

Experiência de marca

A experiência de marca refere-se à maneira como os consumidores interagem e percebem uma marca.  Ela vai muito além de apenas comprar um produto ou serviço.  

A experiência de marca abrange todos os aspectos da interação do cliente com a marca, incluindo a primeira impressão que o consumidor tem até a experiência pós-venda. 

Uma boa experiência de marca é aquela que cria uma conexão emocional com o cliente, fazendo com que ele se sinta valorizado e importante. 

Marketing de Influência

Em razão das redes sociais, o marketing de influência vem ganhando cada vez mais destaque.  

Ele é uma tendência que continua a crescer, e em 2023, espera-se que seja ainda mais relevante para pequenas empresas.  

Ao trabalhar com influenciadores, as empresas podem atingir novos públicos e aumentar sua visibilidade 

O conteúdo gerado pelo influencer, como, por exemplo, postagens de Instagram, avaliações de produtos e os vídeos de “unboxing”, ajudam a construir uma relação de confiança e credibilidade com o público da sua marca.  

Uma pesquisa realizada pela Spark, em parceria com o Instituto QualiBest, mostrou que 76% dos consumidores já compraram um produto indicado por um influenciador.  

É importante lembrar que, no entanto, as pequenas empresas precisam escolher influenciadores que sejam relevantes para o seu público, ou seja, que estejam alinhados com os valores e objetivos da marca.  

Chatbots 

Os chatbots são programas de computador que podem ser usados para responder perguntas e fornecer suporte aos visitantes de um site, sem a necessidade de intervenção humana. 

 De acordo com dados divulgados pela MarketsandMarkets, o mercado de chatbots deverá crescer em até 30% até 2024.  

Mais de 4,5 bilhões de mensagens são trocadas por mês no Brasil utilizando os chatbots (Mapa do Ecossistema Brasileiro de Bots).   

Isso significa que, mesmo quando os funcionários da sua empresa estão ocupados ou fora do escritório, seus usuários ainda podem obter as informações que precisam.    

Adapte-se às tendências

Essas tendências parecem desafiadoras em um primeiro momento, mas as pequenas empresas podem e devem aproveitá-las para aumentar a sua visibilidade, conectar-se com os clientes e impulsionar o crescimento dos negócios. 

É importante estar sempre atento às tendências de marketing em evolução para adaptá-las às estratégias da sua empresa, considerando as necessidades e desejos dos seus clientes.

Assim, a sua empresa será notada e o planejamento de crescimento será aperfeiçoado frequentemente e de acordo com as tendências em alta.

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