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Black Friday: estratégias eficientes para empresas de todos os tamanhos venderem mais

A Black Friday é, sem dúvidas, uma das datas mais importantes e esperadas pelos consumidores e, claro, pelas empresas.

Esse período representa uma grande oportunidade de aumento nas vendas, na captação de novos leads e no crescimento da empresa.

Mas, para aproveitar o melhor desta data, é importante seguir estratégias de marketing eficientes e bem elaboradas, afinal, o importante é se destacar em meio a concorrência e conquistar os clientes.

Por isso, para te auxiliar nesta Black Friday, separamos algumas dicas essenciais para empresas de todos os tamanhos venderem mais nesta data tão importante para o comércio em geral.

Boa leitura!

O que é a Black Friday?

O termo Black Friday surgiu nos Estados Unidos e refere-se a uma temporada promocional de vendas que antecede as festas de final de ano, Natal e Ano Novo.

Acredita-se que o termo foi usado pela primeira vez lá em 1869, e teve relação com dois investidores, Jay Gould e James Fisk, que tentaram controlar o mercado de ações do ouro nos Estados Unidos.

A tentativa inapropriada resultou em uma grande queda no preço do ouro, justamente em uma sexta-feira, que ficou conhecida como Black Friday, traduzindo para o português, sexta-feira negra.

A intenção da data é de aquecer o mercado para o consumo e para as vendas, incentivando por meio de promoções e de descontos especiais.

O evento acontece toda última sexta-feira do mês de novembro porque se popularizou nos Estados Unidos um dia após o feriado do Dia de Ação de Graças, que acontece na 4ª quinta-feira de novembro, sendo um dos feriados mais importantes do país.

O sucesso da Black Friday no Brasil

Apesar de no Brasil não existir o feriado do Dia de Ação de Graças, a Black Friday acabou se popularizando por aqui, assim como em outros diversos países ao redor do mundo.  

Por aqui, a primeira edição aconteceu em 2010, foi totalmente online e reuniu cerca de 50 lojas que ofereceram descontos.  

De lá pra cá, a Black Friday foi se popularizando cada vez mais e movimentando milhões a cada ano.  

A expectativa é de que agora, em 2023, as vendas continuem em alta.  

De acordo com o Google, as buscas pela Black Friday no Brasil cresceram 24% em comparação aos primeiros seis meses de 2022.  

Além disso, ainda de acordo com o Google, 67% dos brasileiros pretendem fazer compras na Black Friday este ano e um a cada quatro consumidores pretendem gastar mais de R$ 1000 em compras.

Minha empresa pode participar da Black Friday?

Enquanto muitas pessoas associam a Black Friday a grandes empresas, a verdade é que esta data pode ser benéfica para corporações de todos os tamanhos 

Independente do tamanho da sua empresa, participar da Black Friday não é apenas possível como é também uma oportunidade perfeita para aumentar as vendas e para aumentar a visibilidade da sua empresa.  

As ferramentas e estratégias de marketing estão disponíveis para pequenas e médias empresas, que podem ter acesso aos mesmos canais online que as grandes empresas.  

A partir de estratégias de marketing, aplicáveis a todos os tamanhos e tipos de empresas, é possível, sim, garantir a participação na Black Friday e aumentar as vendas neste período.

Como minha empresa pode se preparar para a Black Friday?

Como vimos anteriormente, a Black Friday é uma grande oportunidade para empresas de todos os tamanhos aumentarem suas vendas.  

Mas, para isso, é importante que a sua empresa esteja preparada para oferecer e lidar com as reais demandas da Black Friday 

Por isso, é importante considerar alguns fatores como: 

  • Planejamento;
  • Análise do estoque;  
  • Site otimizado;  
  • Equipe preparada; 
  • Promoções alinhadas ao estoque e logística.

O primeiro passo, e o mais importante, é iniciar um planejamento com metas claras e tangíveis, afinal, a Black Friday é uma data que tem objetivo de favorecer consumidores e empresas, e não prejudicar ninguém.

Importância do planejamento de marketing nas estratégias de Black Friday

O planejamento de marketing é uma etapa fundamental nas estratégias da Black Friday.  

Por meio dele é possível fazer uma análise detalhada de diferentes fatores que auxiliam na criação e no desempenho das campanhas da Black Friday.  

Por exemplo, o planejamento permite compreender as tendências de mercado ao analisar o comportamento dos consumidores, os produtos e serviços mais procurados. 

A partir disso, é possível criar as melhores estratégias, como promoções e condições especiais que atraiam o público-alvo estipulado.  

Alinhar as estratégias de marketing e vendas é essencial para que as empresas de todos os tamanhos possam vender mais.  

Como aplicar estratégias do Marketing Digital na sua campanha de Black Friday?

O sucesso da Black Friday está muito interligado com as vendas online.

De acordo com o índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA), em 2022, a Black Friday e a Cyber Monday refletiram em um aumento de 21,1% nos faturamentos do e-commerce.  

E é por isso que as empresas precisam estar presentes e preparadas para as vendas online.  

Diante disso, é importante destacar que o sucesso de uma empresa na Black Friday vai muito além das ofertas e promoções preparadas.  

É necessário criar estratégias eficientes para atrair, engajar e converter os leads em clientes no ambiente digital.  

E é aí que entra o Marketing Digital, importante tanto para grandes quanto para pequenas empresas 

Existem várias estratégias que podem ser aplicadas para que a sua empresa aumente suas vendas e tenha sucesso na Black Friday. 

Email Marketing

O Email Marketing continua sendo uma das estratégias mais eficazes para alcançar os seus clientes, seja na Black Friday ou em qualquer outro período.  

De acordo com a MarketingSherpa, 72% das pessoas preferem receber conteúdos promocionais por email do que por redes sociais.  

Uma das grandes vantagens do email é a possibilidade de segmentar e personalizar suas mensagens de acordo com a sua base de leads.  

Isso permite criar conteúdos baseados nas preferências e tendências de seus clientes ou leads.  

Marketing de Conteúdo

Em meio a tanta concorrência na Black Friday, se destaca a empresa que consegue criar conexão com os clientes.  

E uma das estratégias para isso é o Marketing de Conteúdo.  

O Marketing de Conteúdo é uma estratégia de marketing digital que consiste em criar e distribuir conteúdo relevante e valioso para o seu público-alvo, com o objetivo de atrair e engajar potenciais clientes, além de fortalecer a sua marca 

Antes, durante e depois da Black Friday o Marketing de Conteúdo pode ser utilizado de diferentes formas: posts no blog falando sobre as tendências e preparativos para a data, infográficos com dados sobre a Black Friday, vídeos informativos com dicas de como se preparar para as compras.  

Essa estratégia de marketing tem infinitas possibilidades de produção de conteúdo, se destaca quem fizer o melhor uso e com mais constância.  

SEO

Na Black Friday, as técnicas de SEO também desempenham um papel fundamental para garantir que as estratégias de marketing alcancem o público-alvo certo.  

O SEO (Search Engine Optimization), otimização de mecanismos de busca, é um processo utilizado em sites para que eles sejam encontrados mais facilmente em motores de buscas, como, por exemplo, no Google.  

Quando seu site está bem otimizado, é mais provável que ele apareça no topo dos resultados de busca quando alguém procurar por uma palavra-chave relacionada ao seu negócio. 

Já imaginou, diante de tantas ofertas e descontos na Black Friday, o seu site aparecer logo nos primeiros resultados de busca?!  

Ao aplicar corretamente as técnicas de SEO, sua empresa aumenta significativamente as chances de melhorar a visibilidade da sua marca.  

Mas vale ressaltar que para alcançar bons resultados com técnicas de SEO é necessário tempo e constância.

Chatbots

Em meio a correria da Black Friday, o atendimento rápido e eficaz pode fazer a diferença e resultar em vendas.  

E é por isso que as ferramentas digitais são grandes aliadas. Como é o caso dos chatbots.  

Os chatbots são ferramentas que podem ser usadas para responder perguntas e fornecer suporte aos visitantes de um site, sem a necessidade de ter um funcionário para responder.  

Isso significa que, mesmo quando os funcionários da sua empresa estiverem ocupados, os usuários do seu site ainda poderão obter as informações que precisam para realizar a compra.  

Como a Automação de Marketing pode impulsionar suas vendas e gerar resultados a longo prazo

Uma das estratégias mais eficientes que podem (na verdade, devem) ser usadas na Black Friday é a Automação de Marketing 

Ela não apenas ajuda a impulsionar as vendas neste período, como também ajuda a estabelecer bases sólidas para garantir resultados a longo prazo.  

A Automação de Marketing pode ser utilizada de diferentes formas, como, por exemplo, no disparo de emails, na produção de conteúdos para redes sociais, no disparo de mensagens por WhatsApp.  

Ao invés de realizar tarefas repetitivas, a automação permite criar fluxos eficientes, simplificando as atividades.  

A Automação de Marketing também fornece informações importantes para análises mais avançadas das campanhas da Black Friday.  

Por exemplo, você pode acompanhar a eficácia da campanha em tempo real, analisar o comportamento dos leads e ir ajustando as estratégias de acordo com as análises.  

Com isso, a empresa obtém uma série de benefícios, como: otimização de tempo e recursos, análise de informações detalhadas, possibilidade de personalização de conteúdos e insights importantes. 

Alguns exemplos de ferramentas de Automação de Marketing são: Mautic, RD Station e Leadlovers.  

O caminho para o sucesso na Black Friday está no planejamento

Como vimos no decorrer deste conteúdo, o tamanho da sua empresa não é um fator definitivo para o sucesso na Black Friday.  

Empresas de todos os tamanhos têm o potencial de participar deste evento, que é um dos mais aguardados do ano por milhões de consumidores.  

O planejamento de marketing é um fator essencial e de destaque para as companhias que desejam participar da Black Friday e aumentar suas vendas.  

Por isso, lembre-se: o sucesso está ao seu alcance, basta usar a seu favor estratégias e planejamentos eficientes para, além de oferecer promoções, criar conexão com os seus consumidores.  

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