Conheça os 7 passos para desenvolver uma estratégia de vendas de alto desempenho com as ações certas.
Que todo empreendedor deseja aumentar as vendas de seu negócio é um fato consumado. Mas para isso acontecer em pouco tempo, é preciso adotar uma eficiente estratégia de vendas.
O mais interessante disso é esse tipo de metodologia comercial já foi testado e comprovado por empresas nacionais e internacionais.
Realmente, as mudanças não acontecem de uma hora para outra. Ainda mais quando o maior desafio é vender mais e melhor o seu produto ou serviço.
Vamos juntos descobrir como estruturar uma estratégia de vendas para a sua empresa?
- 1. Vendas são sobre Pessoas, Estude o Perfil do seu Cliente
- 2. Faça uma Análise SWOT
- 3. Deixe Bem Claro Quais são os seus Objetivos
- 4. Condicione Processos e Tarefas
- 5. Use e Abuse da Métricas!
- 6. Integre as Equipes de Marketing e Vendas
- 7. Foque na Qualidade Antes de Vender
- Dica bônus: Utilize Gatilhos Mentais para o Processo Comercial!
O que é uma Estratégia de Vendas?
Comum nas áreas de Marketing e Vendas, o conjunto de decisões e priorização de ações basicamente é uma estratégia de vendas. Ela pode ser facilmente confundida com técnicas de vendas.
Porém, o planejamento estratégico atua no direcionamento dos objetivos do negócio, traçando o caminho a ser percorrido com a melhor ferramenta para o retorno sobre o investimento, do inglês Return over Investment (ROI).
Já as técnicas são classificadas como artifícios que os vendedores usam para atingir os objetivos da empresa em nível operacional, no dia a dia.
Por que a Estratégia de Vendas é Fundamental para Atrair Potenciais Clientes?
Antes de partir para as dicas, precisamos saber quais pontos devem ser considerados para conseguir manter o ritmo e acompanhar a frequência do processo de vendas do seu negócio.
Engana-se quem acredita que a estratégia de vendas é apenas um recurso que serve apenas para definir os objetivos e buscar maneiras para desdobrá-los em metas.
Infelizmente muito empresários ainda possuem aquele pensamento antigo enraizado, onde as vendas são intuitivas somente com o tino comercial.
Porém, é necessário entender que o cliente mudou sua forma de consumo diante tantas possibilidades e acesso à informação.
É preciso estar preparado para lidar com essa transformação de mercado e contar com o auxílio de uma consultoria de vendas, pode ser essencial para desenvolver táticas bem definidas e chegar ao sucesso.
Marketing e vendas caminham juntos e podem ajudar a sua empresa atrair mais leads com o feeling certo. Quer saber como? Vem com a gente!
7 Passos para uma Estratégia de Vendas de Alto Desempenho!
Separamos algumas dicas valiosíssimas para você dar o pontapé inicial nesta jornada fantástica junto com as suas equipes de vendas. Confira a seguir:
1. Vendas são sobre Pessoas, Estude o Perfil do seu Cliente
Esta é a estratégia de ordem para segmentar as ações que alcancem o consumidor final de maneira eficaz.
Definir bem o perfil dos potenciais clientes é essencial para elaborar a mensagem que você deseja transmitir e ganhar força no mercado, sem correr o risco de se perder no meio de tantas ofertas genéricas.
Mas isso não significa pensar pequeno. Pelo contrário, trata-se de oferecer a sua solução da melhor forma possível para o cliente.
E para vender mais, você precisa conhecer bem todas as características do seu público e trabalhar a comunicação para chegar até ele. Sabe por quê?
Cada persona possui particularidades como, linguagem, preferências, perfil de compra, necessidades e orçamento.
Foque em um nicho, quanto mais específico melhor.
2. Faça uma Análise SWOT
Neste segundo passo é preciso desmistificar a visão romântica do seu posicionamento no mercado. Deve-se considerar seus pontos fortes e identificar as deficiências para saber como agir.
Por meio da Matriz SWOT, será possível compreender as reais forças e fraquezas da sua empresa para explorar as melhores oportunidades e evitar ameaças desnecessárias.
Curiosamente denominada de Análise FOFA, podemos simplificar o entendimento para: Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças.
Com isso, ficará muito mais simples direcionar sua estratégia de vendas e seus investimentos por roteiros que levem seu negócio aos resultados esperados.
3. Deixe Bem Claro Quais são os seus Objetivos
O objetivo precisa estar alinhado à realidade de sua empresa, para que seja possível alcançá-lo no segmento ou no nicho de mercado escolhido.
Normalmente, é partir dele que se pode determinar o budget, que nada mais é do que o orçamento disponibilizado.
Isso exige segurança e assertividade do consultor de vendas, pois com a oportunidade de mercado e o investimento favorável, é hora de focar no crescimento e trabalhar as ações.
Se não tiver esse aproveitamento, dificilmente sua empresa será rentável e em consequência, perderá forças entre os concorrentes.
O ideal é traçar um objetivo menos complexo, pois investir nos mais agressivos logo de cara – sem um porquê – e em cenários notoriamente desfavoráveis, podem fazer com que haja mais prejuízo do que lucro.
4. Condicione Processos e Tarefas
Primeiramente, é necessário ter o Funil de Vendas bem desenhado para que sua estratégia de vendas seja bem estruturada.
Você deve estar se perguntando o que é Funil de Vendas… vamos explicar como funciona esse método de maneira simples.
Como parte do marketing de conteúdo, o funil trabalha em todas as etapas da jornada do cliente desde o início até a conclusão do processo de compra.
Acompanhar cada etapa do ciclo de vendas torna viável manter um controle de informações e uma maior disciplina das atividades de follow-up e o fluxo de atividades.
Desse jeito, os processos tornam a rotina mais produtiva e analítica, otimizando o tempo e recursos também de sua equipe.
Além disso, as chances de tomar decisões equivocadas poderão ser minimizadas consideravelmente. Uma vez que a estratégia de venda será fundamentada em dados reais e não apenas em suposições.
5. Use e Abuse da Métricas!
Outra estratégia de marketing bem interessante é a mensuração de dados coletados pelas métricas.
Com um processo estrutura, a observância dos números torna-se capaz de conduzir as decisões para que sejam mais flexibilizadas e assertivas com os indicadores em mãos.
Consequentemente, você terá acesso à esses dados com maior clareza para analisá-los e entender seu processo de vendas, identificando com maior facilidade as oportunidades e também possíveis conflitos que podem impactar nos resultados do seu negócio.
6. Integre as Equipes de Marketing e Vendas
Já pensou em unir os times para a mesma finalidade? Isso só trará benefícios para sua estratégia de vendas!
Os profissionais dessas áreas devem ser tratados como aliados, não como concorrentes.
Integrar as equipes de marketing e vendas é a forma mais inteligente de fazer todos trabalharem unidos pelos menos objetivos. O resultado disso só poderá ser positivo para ambas e principalmente, para o seu negócio.
7. Foque na Qualidade Antes de Vender
Todo indivíduo é consumidor, correto? E o que se busca – além de custo benefício – é a qualidade e utilidade de um produto ou serviço.
Por isso, guarde o seguinte ensinamento: é fundamental ser útil para a minha persona.
É claro, faz-se necessário destacar os benefícios, aplicações ou usabilidade de determinada solução. Mas primeiro, você deve gerar alto valor. Como fazer isso?
Através do desenvolvimento de conteúdo, ferramentas e disponibilidade de tempo para tirar dúvidas do seu lead.
Só então, você parte para a venda. Isso pode parecer estranho na teoria, mas na prática faz toda diferença, porque a partir disso, você poderá construir autoridade e ganhar respeito do seu público.
Dica bônus: Utilize Gatilhos Mentais para o Processo Comercial!
Um planejamento estratégico é recheado de insights. E o uso de gatilhos mentais está se mostrando muito eficaz na tomada de decisão de um cliente.
Esse tipo de ação baseia-se em expressões e palavras que ajudam a converter melhor os leads. Os gatilhos são importantes em todo meio de comunicação, tanto no universo digital quanto pessoal.
Eles são escolhidos para firmar autoridade, gerar desejo e impactar os leads de modo a aguçar a necessidade de aproveitar o quanto antes a oportunidade de comprar o seu produto ou serviço.
Exemplos disso são os típicos comerciais de datas comemorativas, que criam histórias para convencer as pessoas a agirem.
Considerada essencial em alguns casos, a habilidade storytelling tem sido tendência perante à transformação de comportamento dos usuários.
Agora ficou mais fácil pensar em como estruturar sua estratégia de vendas?
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